Conexão DNIT: Curso capacita professores da Transamazônica (BR-230/PA)

Publicado por: Glícia Favacho

Imagem1


     Lançado no final de 2022, o curso Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares, ofertado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Programa Conexão DNIT, chegou aos docentes da rede pública de ensino da rodovia Transamazônica (BR-230/PA). O curso totalmente gratuito, contribuirá para a formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos para desenvolver ações ininterruptas de Educação para o Trânsito nas escolas de todo o país, visando estimular os educadores a abordar esse tema junto ao público jovem.

     Entre as cidades polos situadas na área de influência do empreendimento, o município de Altamira foi contemplado com um seminário apresentando o Programa Conexão DNIT pela equipe de Educação Ambiental da BR-230/422/PA. Cerca de 15 docentes participaram como multiplicadores do curso aos demais da rede pública de ensino, que buscou contribuir com o processo de aproximação da Educação para o Trânsito, de um modo significativo e constante, ao cotidiano das instituições educacionais, percebendo a diversidade dos alunos, sociais, regionais e culturais, apresentando uma pedagogia transformadora, integrada e acessível. Essas metodologias buscam incitar diferentes formas dos estudantes perceberem a si mesmos no trânsito e analisarem, com ética e respeito, a ocupação dos espaços do trânsito por parte dos outros, percebendo os espaços e os caminhos da cidade de maneira autônoma e cuidadosa.

     Como responsável e representante do Conexão DNIT no Estado do Pará, o engenheiro Benedito França ressalta a grande relevância e emergência social que o tema representa para as escolas públicas localizadas próximas às rodovias federais, estaduais e áreas urbanas. “Entendemos ser de suma importância promover a adesão da comunidade escolar às iniciativas vinculadas à melhoria da segurança viária por meio da Educação, como é a proposta do Programa Conexão DNIT, e nesse âmbito, a educação para o trânsito compõe como dever prioritário da autarquia, e por meio Programa ajuda a escola a viabilizar de forma transversal, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

     Na condição de Especialista em Trânsito e por atuar na área há trinta anos, Benedito assegura não ter dúvidas ao afirmar que “o Conexão DNIT é o maior e melhor Programa Nacional de Educação para o Trânsito que já existiu e que existe atualmente no Brasil”, e finaliza ressaltando que “o Estado do Pará sempre esteve atuante nos projetos de Educação para o Trânsito, assim como as atividades desenvolvidas iniciaram para os docentes do Ensino Fundamental resultando em um grande sucesso, agora passa a atuar também no Ensino Médio, apresentando um número expressivo de inscritos e colocando o Estado do Pará em 3º lugar, ficando atrás somente dos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Uma verdadeira satisfação poder fazer parte da aplicação e desenvolvimentos das atividades de Educação para o Trânsito do ‘Galera do DNIT’ e do ‘Conexão DNIT’, tudo pela paz no trânsito, pela vida no trânsito”.

COMO ACESSAR

     O Programa conta com o apoio técnico/pedagógico do DNIT, através de uma plataforma digital e um aplicativo mobile, com canais para interação que podem ser acessados, de forma gratuita, através do Portal: https://servicos.dnit.gov.br/conexao ou dos aplicativos nas versões Android e IOS, que permite que qualquer pessoa, através do cadastro único do gov.br, possa baixar as atividades de acordo com o ano e a disciplina.